VIGÉSIMA NONA SESSÃO ORDINÁRIA DE 19 DE SETEMBRO DE 2022
Na data de ontem (19.09.2022), foi realizada a Vigésima Nona Sessão Ordinária do Ano de 2022, sua pauta contou muito debate e aprovações de projetos. Ainda, foi utilizada a tribuna pela Sra. Nadia Bender, Secretária Municipal de Educação abordando os trabalhos da cultura e premiação da "BANTAP"; Sra. Maria de Lourdes Pereira Maestrina da Fanfarra Municipal "BANTAP", abordando sobre o avanço da Fanfarra Municipal; Leanderson Neres, Diretor de Cultura abordando os trabalhos e avanços da Cultura no Municipio; e o Sr. Walter Pettigrosso Guedes, Engenheiro da Prefeitura , no qual abordou sobre a reforma da "Praça da Juventude e da"Erosão da MT-338 "Buracão".
A Sessão iniciou pelo uso da tribuna, solicitada pelos representantes da Cultura do município e logo após pelo Sr. Walter Pettigrosso Guedes.
Passando para o cronograma da pauta do dia, não houve entrada de projetos para análise da Câmara, e assim seguiu se para a leitura da Ata da sessão Anterior que ao final foi debatida, votada e aprovada pelos presentes.
Partindo para as matérias da ordem do dia, foi realizado a votação e aprovação por unanimidade dos projetos: Projetos de Lei Ordinária nº049/2022 e nº050/2022, que autorizam ao executivo municipal a abrir crédito adicional especial e dá outras providências.
Em seguida, houve a necessidade de votação do Requerimento nº 041/2022, que requereu urgência especial e votação única aos Projetos de Lei Ordinária Nº 051/2022, 052/2022, 053/2022 e 054/2022, dispensando a tramitação regimental normal, que depois do debate, foi aprovado para mudança de votação dos referidos projetos e o final também foram aprovados por unanimidade: Projetos de Lei Ordinária nº051/2022, nº052/2022 e nº054/2022, que autorizam ao executivo municipal a abrir crédito adicional e dá outras providências; e Projetos de Lei Ordinária nº053/2022, que autorizam ao executivo municipal a abrir crédito adicional por superávit e dá outras providências.
Seguindo a pauta, foram aprovados os requerimentos, Requerimento nº039/2022, de autoria do vereador Marcelo Leoclides Alves, que requereu a retirada do Projeto de Lei Ordinária do Legislativo 11/2022 – Dispõe sobre a restrição do vendedor ambulante não residente no município, comercializar produto ou mercadoria de qualquer natureza na circunscrição do município e da outra providência.
O Requerimento nº040/2022, de autoria do vereador Elder Gobbi, que solicitou a retirada do Projeto de Lei Ordinária do Legislativo 009/2022 – que reconhece o risco da atividade dos caçadores, Atiradores Esportivos e Colecionadores – CAC`s no município de Tapurah/MT e da outras providências.
E por fim o Requerimento nº042/2022, que requereu a Criação de Comissão Especial, com a finalidade de averiguar as condutas do parlamentar Marcio Araújo de Macedo.
Passando para as indicações, foram debatidas e aprovadas as indicações: Indicação nº053/2022, de autoria do vereador Elder Gobbi, que indicou a necessidade de determinar para que seja executado o Hino Nacional Brasileiro no início das aulas no período matutino e vespertino em todas as unidades escolares do município de Tapurah na semana da Pátria; e a Indicação nº054/2022, de autoria do vereador Marcelo Leoclides Alves , que indicou a necessidade de elaborar projeto de lei complementar, alterando a taxa de Alvará dos vendedores ambulantes no município de Tapurah. (Modelo em anexo).
Ao final a palavra livre foi utilizada pelos vereadores: Cleomar Eterno de Campos, Elder Gobbi, Marcelo Alves, Jhonatan Ramos Medeiros, Aelton Antônio Figueiredo e Elizeu Francisco de Oliveira.
Toda a Sessão encontra-se disponível no Youtube e na página do Facebook.
A mesa da Câmara reforça o convite para que os munícipes acompanhem as sessões em plenário ou na modalidade ao vivo, nas redes sociais da Câmara e no Canal no Youtube.